Páginas

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

Avaliação de língua portuguesa
Nome___________________________________

1º) Classifique as conjunções quanto a relação semântica.(aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva, explicativa,concessiva).

a) Quase não choveu, mas a colheita foi boa.
b) Ora o menino chorava, ora gritava muito.
    c) A aula já começou portanto faça silêncio.
    d) Fique quieto, porque estou estudando.
    e) Os pescadores preparam os barcos e enfrentaram o mar agitado.
    2º)TEXTO I Leia este poema, de Carlos Queiroz Telles:
Ser ou não ser.
Ter ou não ter.

Comer ou não comer.
Beber ou não beber.

Viajar ou não viajar.
Beijar ou não beijar,

vestir ou não vestir,
sair ou não sair,

amar ou odiar,
dormir ou acordar,
brigar ou namorar,
passear ou estudar,
aceitar ou protestar,
aceitar ou protestar,
afinar ou encarar
as grandes dúvidas desta vida:

Será que eu sei o que eu sou?
Será que eu sei o que eu quero?

Será que eu sei o que eu sinto?
Será que essa cuca confusa
cheia de isso ou aquilos...
Será...
Será que isso sou eu?
(Sementes de sol.
São Paulo: Moderna, 1992. p. 45 )

2º) Como se nota o poema é quase inteiramente construído de pares de verbos ( ou orações) e de uma conjunção que se repete várias vezes.

a) O que os verbos desse trecho exprimem no plano da vida do eu lírico?

b) Que tipo de relação existe entre os verbos de cada um dos versos do trecho acima?

    c) Qual é a conjunção que liga esses verbos ou orações?
    3º) TEXTO II: Leia a tirinha (Fernando Gonsales).





a) Quantas orações há na fala da zebra no 1º quadrinho?_________________
b) Conjunção ou locução conjuntiva que liga essas orações?______________
    c) Que ideia essa conjunção ou locução conjuntiva exprime?_____________
4º) Complete as frases com as locuções prepositivas, escolhendo entre as seguintes a mais adequada a cada uma.
(em vez de, por meio de, ao lado de, antes de , depois de, defronte de, depois de, a par de, ao invés).
a) Sentou-se __ sua amiga.
b) Mandei o dinheiro___ um amigo.
    c) Ele falou__mim.
    d) Eu estou __ tudo.
    e) Vá de carro__ ônibus.
    TEXTO III: Anedota ( Ziraldo).
A professora diz pro Joãozinho
-Sua redação sobre o cachorro está igualzinho à do seu irmão
    -É que o cachorro é o mesmo, professora.
5º) Identifique no texto:
  • uma preposição que introduz a noção de assunto.
  • um exemplo de crase.
  • Dois exemplos de contração.
TEXTO IV: O Tamar é um projeto ecológico de preservação das tartarugas marinhas.
O anúncio é assinado pela Petrobras. Troque ideias com os colegas: Que relação provavelmente há entre o Projeto Tamar e a Petrobras, uma empresa nacional de produção de petróleo.
No anúncio, há preposição e uma combinação. Identifique-as.( )
As preposições podem assumir, entre outros, os seguintes valores semânticos: tempo,
associação posse, meio, origem, direção, finalidade, lugar.
6º) Identifique no anúncio o valor semântico das preposições empregadas nas seguintes situações.
Compromisso com um futuro melhor”
Respeito ao planeta”
Futuro melhor para todos
Em 19 anos de parceria com a Petrobras”
4 milhões de filhotes de tartarugas ao mar.
7º) Questão
leitura e interpretação de textos ( ENEM ).


Q4. Àrea 6 ( ENEM 2009)
Manuel Bandeira
Filho de engenheiro, Manuel Bandeira foi obrigado a
abandonar os estudos de arquitetura por causa da tuberculose.
Mas a iminência da morte não marcou de forma lúgubre sua obra,
embora em seu humor lírico haja sempre um toque de funda melancolia, e na
sua poesia haja sempre certo toque de morbidez, até no erotismo.
Tradutor de autores como Proust e William Shakespeare, esse nosso Manuel
traduziu mesmo foi a nostalgia do paraíso cotidiano mal idealizado
por nós, brasileiros, órfãos de um país imaginário, nossa Cocanha perdida,
Pasárgada. Descrever seu retrato em palavras é uma tarefa impossível,
depois que ele mesmo já o fez tão bem em versos.
Revista Língua Portuguesa, nº 40, fec, 20.

A coesão do texto é construída principalmente a partir do (a):
a) repetição de palavras e expressões que entrelaçam as
    informações apresentadas no texto.
    b) substituição de palavras por sinônimos como” lúgubre” e “morbidez”, melancolia”e “ nostalgia”
  1. “emprego de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos: “sua”, “seu”, “esse”, “nosso”,“ele”.
    d) emprego de diversas conjunções subordinativas que articulam as orações e períodos que compõem o texto.
    e) emprego de expressões que indicam sequência,
Canção Amiga
Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça
todas as mães se reconheça
e que fale como dois olhos.
...]
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais bela.
Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.
ANDRADE, c. d. Novos poemas
A linguagem do fragmento acima foi empregada pelo autor com o objetivo principal de :

a) transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior.
b) envolver,persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor , em um forte apelo à sua sensibilidade.
c)realçar os sentimentos do eu lírico, sua sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real.
  1. destacar o processo de construção de seu poema, ao falar sobre papel da própria linguagem e do poeta.
    e) manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o receptor, de outro.